A Quiropraxia é uma terapia manual holística desenvolvida no século 19 como um método de manutenção da saúde e tratamento para disfunções neurológicas e músculo-esqueléticas e seus efeitos no organismo. A palavra Quiropraxia vem do grego e significa “executar com as mãos”. E é baseada na capacidade natural do organismo de se manter saudável e funcionando em equilíbrio.

Essa terapia concentra-se nos movimentos anormais da coluna vertebral e nos efeitos que este desajuste causa no sistema nervoso e consequentemente em todo o corpo. O tratamento quiroprático tem como finalidade retirar as interferências e aperfeiçoar a função do sistema nervoso para permitir a máxima comunicação entre o sistema nervoso e os demais órgãos.

Complexos de subluxação vertebral, o que são?

Essas interferências são chamadas de complexo de subluxação vertebral, ou CSV, que é definido como uma restrição do movimento entre duas vértebras adjacentes e, ocasionalmente, o desalinhamento funcional dessas articulações.

Se a restrição está presente, a coluna vertebral perde a sua mobilidade normal, podendo causar rigidez, tensão muscular, dor e diminuição do desempenho do animal no Agility. Isso acontece pois quando há uma restrição de movimento os nervos que saem da medula espinhal são afetados, não conseguindo manter um fluxo de informações adequada entre o cérebro, os músculos e outros órgãos.

ilustra_vet.jpg

Um fluxo não continuo de informações causa diminuição da coordenação e/ou disfunções nos órgãos (como problemas cardíacos, no sistema digestivos e até problemas de pele).

Algumas subluxações causam somente uma leve perda da movimentação, deixando o animal menos ativo e com o desempenho prejudicado. O aumento da sensibilidade ao toque em certas regiões do corpo também pode ser sinal de disfunção nervosa. Complexos de subluxação vertebrais podem causar prejuízos visíveis no desempenho dos cães de Agility, pois um animal com CSV ira mudar a sua postura para compensar a restrição do movimento da coluna para evitar a dor. Isto provoca um aumento da tensão mecânica nas outras partes da coluna e articulações das extremidades, causando restrições secundárias do movimento e deterioração da condição física do animal.

A maioria dos animais apresenta melhora visível após uma a quatro sessões

A maioria dos animais apresenta melhora visível após uma a quatro sessões

Possíveis sinais e sintomas de CSV:

  • Dor aguda no pescoço e costas;
  • Desempenho limitado;
  • Relutância em se mover, subir escadas ou pular de superfícies elevadas;
  • Sinais de dor quando desempenha certos movimentos ou quando levantado;
  • Hipersensibilidade ao toque;
  • Granuloma de lambedura nas pernas ou patas;
  • Infecções periódicas nas orelhas ou glândulas anais;
  • Posição de sentar alterada, como sentam os filhotes (chamada de “Puppy sitting”)
  • O animal só deita de um lado;
  • Problemas digestivos periódicos;
  • Gotejamento de urina ou incapacidade de prender as fezes;
  • Claudicação inespecífica, arrastando as patas ou movimentando-se lentamente, desgaste desuniforme das unhas em uma ou mais patas.
ilustra_vet_02

Cães de agility também respondem muito bem a um tratamento regular

O tratamento quiroprático

Se hà um CSV presente, o desalinhamento funcional será ajustado, restaurando o movimento da articulação.

O quiroprático irá ajustar a articulação vertebral com as mãos ou dedos, fazendo uma pressão rápida e precisa ao longo do plano da articulação da vértebra afetada. O propósito é corrigir os CSVs na coluna e articulações das extremidades atingindo de maneira positiva o sistema nervoso. O tratamento quiroprático não causa um stress excessivo nos ligamentos, trabalhando com o limite anatômico normal da articulação e estruturas de suporte.

A maioria dos animais apresenta melhora visível após uma a quatro sessões. Problemas agudos frequentemente respondem rapidamente a terapia, já problemas crônicos normalmente requerem tratamentos mais longos. Pacientes com condições crônicas (como artrose, displasia coxofemoral ou espondilose), em que os CSVs aparecem como consequência da doença, respondem muito bem a um tratamento regular de suporte. Cães de agility também respondem muito bem a um tratamento regular, para prevenção de doenças, resultantes do esforço exigido pelo treinamento, e garantia de um bom desempenho nas pistas.

ilustra_vet_03

Quiropraxia não é massagem

Dúvidas frequentes:

Quiropraxia é massagem?

Não, a Quiropraxia não é massagem. É uma terapia manual que atua no organismo do animal através da manipulação da coluna vertebral e articulações, visando modular o sistema nervoso e, portanto, atuar no diagnóstico, terapia e prevenção de disfunções. A massagem, apesar de também ser uma terapia manual, tem outros propósitos.

O tratamento quiroprático machuca?

Não, geralmente o animal pode ser sentir um pouco cansado ou dolorido após o ajuste quiroprático, decorrente do estímulo do ajuste. O que é desejável, uma vez que o ajuste “reseta” o sistema nervoso, fazendo com que este volte a funcionar corretamente. O cansaço indica que as vias nervosas estão funcionando como deveriam, integralmente, e não parcialmente como antes, durante a fixação.

É verdade que o tratamento estala a coluna?

Na realidade, o som produzido normalmente pelas articulações dos humanos pode ocorrer nos animais, mas não se relaciona com o ajuste ou eficácia deste.

Meu animal vai ter que ficar parado ou preso?

Não. O animal pode se mexer a vontade, se assim desejar. Sugere-se evitar movimentos bruscos no caso dos cães, como subir em camas ou sofás. No caso dos cães de agility é recomendado que o animal fique, pelo menos, 3 dias sem treinar.

De quanto em quanto tempo é feito o tratamento?

O tratamento quiroprático é feito de acordo com a resposta do animal. No mínimo, se aguardam sete dias, mas geralmente as sessões são realizadas em intervalos de quinze dias, evoluindo para trinta, sessenta e noventa dias. Sendo três meses o intervalo máximo entre as sessões. Tudo vai depender do quanto tempo o organismo do animal irá manter o ajuste e do tipo de atividade praticada pelo cão. É essencial que o proprietário converse e relate ao quiropraxista quaisquer mudanças no animal.

Meu bicho não te nada, por que ele precisa de Quiropraxia?

O objetivo da quiropraxia é melhorar a saúde do animal, prevenindo qualquer problema. Através da palpação da coluna o quiropraxista consegue identificar fixações muito antes dessas causarem sintomas ou lesões.

Dra. Júlia Afonso Ávila de Menezes  Médica Veterinária – Especialização em Quiropraxia Veterinária. CRMV-SP: 32.397 – TEL: (19) 99109-7281 Email: juavilavet@yahoo.com.br
Na prova de domingo 01/12/2013 do XV Campeonato Brasileiro de Agility em Sorocaba teremos duas medicas veterinárias oferecendo sessões de Quiropraxia aos participantes da prova, as sessões devem ser feitas após todas as pistas do cão no dia, que deve ficar sem treinar por 3 dias após o tratamento. O custo do tratamento é R$ 120,00, para reservar um horário ou tirar duvidas por favor envie um email para juavilavet@yahoo.com.br informando o nome do cão, idade, raça, grau que estará competindo.