Finais Brasil 2012

Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer o convite da CBA e a forma como todos me receberam… Foi bom rever velhos amigos e conhecer outros… Um país fantástico e uma cidade (S.Paulo) enormeeeeeee…!!! Conheci a mega S. Paulo… obrigado Artur e Tiago… e as maravilhas da zona litoral (Santos e Guarujá)… obrigado Samir…!!!!

Como cá todos são fanáticos por futebol e é engraçado ver a rivalidade entre o Corinthians e as restantes equipas de S.Paulo (Santos, S. Paulo e Palmeiras). Corintiano sofre !!!!

Estas semi-finais e finais apuravam 1 dupla de cada categoria (mini, midi e std) para o Campeonato do Mundo 2012… As restantes duplas alcançaram as vagas pelo Campeonato Brasileiro e os restantes por escolha do Staff Técnico da CBA… Estiveram presentes cerca de 40 concorrentes num universo de quase 200 agiliteiros … O facto de estas provas não terem Iniciantes e G1, e também por se realizar a cerca de 100 Km de S.Paulo (Campinas) ditou que a maioria não participasse…
Esta competição realizou-se num complexo desporto e o piso era magnífico para a prático do agility: relva sintética com grãos de borracha que conferia muita tracção ao piso.

Publico da prova

No 1º dia de competição ocorreram as semi-finais, constituídas por 2 combinados (cada combinado é constituído por agility+jumping), sendo que para garantir o apuramento para a final cada dupla tinha que fazer um máximo de 5,99 de penalização em 1 dos combinados…
As pistas eram acessíveis mas o stress de garantir o apuramento provocou muitas faltas e eliminações… Se nalguns casos terá sido o stress noutros penso que o facilitismo com que encararam este 1º dia de provas ditou as penalizações.
Os julgamentos tiveram a cargo de Filipe Vilhena, Artur Pires e Dan … Na categoria STD, em 18 participantes só apuraram 2 duplas…!!! Na categoria Midi, dos 9 concorrentes ninguém apurou pelo que fazendo cumprir o regulamento foram todos repescados para a final… Na categoria Mini, em 10 participantes apuraram 3 duplas.

No 2º dia decorreram as finais as quais foram julgadas por Filipe Vilhena… As duplas apuradas competiam entre si tentando vencer o combinado (agility+jumping)… As duplas não apuradas também competiram mas sem objectivos de alcançar a vaga … O 2º lugar de nada valia… pois apenas o 1º classificado tinha a vaga para o Mundial garantida…!!!!
Se no dia anterior todos iam à procurar de zerar, no 2º dia o objectivo era vencer o que motivou um clima de mais serenidade e melhores performances, pois só arriscando se podia chegar ao 1º… Ficou a prova de que sistemas que incentivam apenas o zerar não incentivam a velocidade e o espectáculo…
Entre várias duplas com muita experiência internacional assisti também ao desempenho de cães jovens da raça Border e Shetland com muito potencial mas ainda com muito trabalho pela frente…

No que foi que me foi dado a observar, na generalidade, vi alguns problemas técnicos nas entradas ao slalom e independência do cão nos contactos… De positivo vi excelente nível de condução… boa técnica de blinds, boas trajectórias, facilidade nos outs…

De salientar as duplas vencedoras destas Finais:

Jose Luiz e Dino, Meire e Pyata, Aurelio e Xena e o juiz Filipe Vilhena

Classe STD: Zezinho com Dino (BC) – Um condutor com muita experiência e presença habitual nos Mundiais e que estará no Mundial 2012 com 2 cães em std

Classe Midi: Meire com Pyatã (Shetland) – Uma condutora sem experiência internacional mas que demonstrou muita qualidade

Classe Mini: Aurélio com Xena (Schnauzer) – Um condutor já com alguma experiência internacional e que estará no Mundial 2012 com 2 cães em mini e midi

De salientar ainda a imensa qualidade observada nas seguintes duplas:

Samy / Theó (Shetland) – apurou para o Mundial pelo Campeonato Brasileiro

Filipe / Petit (BC) – foi escolhido pelo Staff Técnico para estar presente no Mundial

O Samir com a Loli não competiu pois a cadela está em recuperação, mas o seu lugar no Mundial já estava garantido pelo Campeonato Brasileiro.

Resultados em http://www.agilitybr.com.br/resultados/20120616seletivas/results1.asp?nome=1-1s&lista=busca&cat_nome=Agility%20Combinado%201%20Mini

Saudações Agiliteiras,

Filipe Vilhena

www.caniclube.blogspot.com

O Jump Agility agradece Filipe Vilhena pela participação especial. Muito obrigado Filipe e seja sempre muito bem vindo ao Brasil!