Kristianstad na Suécia: palco do EO2012 – Maior competição internacional de Agility

Hora de se programar para a próxima grande competição internacional de agility. E não é qualquer uma, pode ser considerada a maior e mais democrática competição de agility do mundo: O Campeonato Aberto Europeu de Agility 2012 que será realizado em Kristianstad na Suécia em Julho deste ano. A competição vai reunir cerca de 650 duos de todo o mundo, principalmente europeus claro, mas aberto a todos, cães com e sem pedigree podem participar. Cada delegação ou país poderá inscrever 32 duplas, destas 50% no máximo pode ser de cães standard. Qualquer um pode se inscrever desde que seja filiado a uma organização nacional membro do FCI ou com relação estreita com o FCI, caso sobrem vagas em relação aos enviados oficiais, caso do Brasil que dificilmente irá enviar todos 32 duos. Traduzimos (parte) do Regulamento oficial para que você entenda um pouco as regras e como funcionam as inscrições, veja mais abaixo neste post.

EO 2012

Campeonato Europeu de Agility 2012 – 27-29 JULHO 2012 Kristianstad – Suécia
Website: http://www.eo2012.com/ 

Local: Kristianstad – Suécia

Adress: Karlavägen 9
Kristianstad Sweden

Kristianstad. Fonte: Wikipedia

Data: 27 a 29 de Julho de 2012

Hospedagem:

Informações turísticas (em inglês): http://www.kristianstad.se/en/Tourism/

Motorhomes, trailers e barracas

Haverá um acampamento próximo ao local das provas, mas existem outros diversos locais para camping pouco distantes que são recomendados:

Hotéis

Na Suécia, a maioria dos hotéis aceita hóspedes com cães, mas muitas vezes há um número limitado de quartos para isso e você deve fazer a reserva com bastante antecedência para ter a certeza de se acomodar.

Pousadas

Existem várias casas agradáveis nos arredores de Kristianstad, e a maioria delas têm cabines que você pode ficar com seu cão.

Reservas

No site http://www.skane.com/en/frontpage você poderá fazer sua reserva para a estadia na Suécia. Pesquise por hospedagem em “northeastern Skåne” para encontrar locais perto de Kristianstad.

Como chegar a Kristianstad de avião + trem
Do aeroporto de Copenhagen(Kastrup) existe um trem direto para Kristianstad(1,5h). Todos hotéis em Kristianstad ficam a menos de 500m da estação de trem e a Arena fica a cerca de 1,5 Km da estação e dos hotéis.

Juízes:

Magnus Andkvist, Suécia

Magnus Andkvist

Magnus Andkvist tem 38 anos de idade e mora em Klippan, Suécia. Klippan é um pequeno vilarejo a cerca 30 km fora de Helsingborg.

Começou com o agility em 2000 e o Pastor de Shetland é sua raça preferida.

Tem sido juiz de agility na Suécia desde 2006 e desde setembro de 2011 também juiz internacional de agility.

O que pensa sobre julgar o EO 2012: “Estou ansioso para ver e julgar cães de toda Europa. Meu objetivo é criar percursos que darão a todos uma ótima experiência e tornarão a competição emocionante.”

http://www.stormstjarnanskennel.se/ E-mail: mandkvist@gmail.com

Sharleen Blicher-Olsen, África do Sul

Sharleen Blicher-Olsen

Sharleen tem 51 anos e começou a carreira no Agility nos EUA quando morava lá no início dos anos 90.

Competiu por muitos anos nos EUA com um Beagle e um Cocker Spaniel Inglês e um Pointer Alemão de pêlo curto no AKC e USDAA.

Em 1997 voltou a África do Sul onde ajudou a iniciar o Agility, com regras e especificações de equipamentos etc. Peter Lewis saiu e ela foi convidada para se tornar um juiz de Agility FCI.

Está agora no painel da Africa do Sul como um juiz internacional, e também juiz sênior de campeonatos de beleza. Julgou o
Campeonato Nacional de Agility do seu país, bem como as seletivas para a equipe Mundial Sul Africana. Também julgou na República Tcheca em 2009.

Além de juiz ela também compete com sua Border Collie. Representou a seleção Sul Africana em Liévin em 2003 e novamente em 2011, e na Alemanha em 2012.

Juntamente com Grohovas Gaby apresentou oficinas de juízes na África do Sul onde qualificou 6 juízes de agility da FCI.

Sharleen ficou extremamente honrada em ser nomeada juiz para o EO2012.

Pistas da Sharleen

Nalle Jansson, Suécia

Nalle Jansson

Nalle é de Hässleholm na Suécia. Começou no agility em 1997, primeiramente com um Dobermann e depois dele com Tervueren, Cocker Inglês e Border Collies. Agility é seu principal interesse, apesar de considerar pastoreio e obediência grandes esportes também. No momento tem junto com sua esposa um cocker e quatro border collies enquanto aguarda um novo cão da Croácia, um Pastor Croata. Tornou-se juiz em 2000 e teve o prazer de julgar o Campeonato Mundial no ano passado. Já julgou em muitos países após o mundial destacando-se o AgilityFestival na Inglaterra e no EUA Invitational.

Pistas de Nalle

Nils Lindqvist, Suécia

Nils Lindqvist

Nils Lindqvist é da Suécia, tem 57 anos e mora em Vittsjö, que é um pequeno vilarejo no sul da Suécia.

Iniciou no agility em 1991 com um Shitzu e continuou depois com sua raça favorita os Schnauser Miniatura.

Como juiz de agility tem julgado desde 1997, e julga em média 25 a 30 competições por ano.

Foi juiz no Campeonato Nacional Sueco por duas vezes e também julgou no Nacional Dinamarquês.

Em 2011, julgou o Border Collie Classic, além de já ter julgado também na Noruega e Irlanda.

Durante 5 anos foi capitão da Equipe Nacional de Agility da Suécia.

http://www.nils-lindqvist.se/ E-mail: nils-lindqvist@swipnet.se

Pistas de Nils

Entrada de animais na Suécia: todas informações a respeito estão no site oficial do governo suéco(em inglês)

Abaixo algumas informações a respeito das mudanças nas regras de importação:

Mudanças na regras de importação de cães e gatos para a Suécia a partir de 1º de Janeiro de 2012.
Abaixo você encontra informações a respeito das mudanças que foram adotadas em 1º de Janeiro de 2012 sobre a importação de cães e gatos de fora da União Européia e todas viagens com cães e gatos para a União Européia. As mudanças estão listadas de acordo com o país de exportação.

> O Brasil não está listado.

Principais Mudanças: exame de controle anti-rábico, desparasitação e quarentena

Importação de países não-listados fora da União Européia

O sistema de quarentena será substituído por vacinação antirábica em combinação com exame de sangue de controle de anticorpos da raiva, mas por favor observe que o tempo para o exame muda em relação ao utilizado previamente na Suécia para entrada de cães da União Européia. O período de espera entre a vacinação e o exame será ao mudado para o período depois do exame, entre o exame e a importação.
A quarentena será substituída pelo seguinte: marcação por microchip + vacinação anti-rábica, exame de sangue anticorpos da raiva(o exame deve ser feito no período de 30 dias depois da vacinação até o último dia de validade da vacinação anti-rábica) + um mínimo de 90 dias de espera depois da data do exame + um certificado emitido por um veterinário autorizado
A solicitação de desparasitação está abolida.

Por favor observe: O mínimo de 90 dias de espera é somente aplicável para animais que foram criados fora da União Européia. Um animal que teve a marcação de microchip, vacinação anti-rábica e exame feitos antes de deixar a União Européia não precisam esperar os 90 dias antes de retornar para a União Européia.

Regulamento

O European Open 2012 é uma competição de Agility reconhecida oficialmente
pela FCI e baseia-se nos regulamentos de Agility da FCI de 2012.
A competição é aberta a todos os cães, com ou sem pedigree. Todas Organizações Nacionais membros do FCI ou Organizações Nacionais com uma relação estreita com o FCI estão convidadas a participar deste evento. Por questões organizacionais o número de competidores teve que ser limitado para aproximadamente 650 cães. Deste máximo 50% poderão estar na categoria STANDARD.
Todos competidores tem que ser cidadãos do país que estarão representando, ou ter sua principal residência no local. Todos cães participantes deverão apresentar a Carteira de Trabalho expedida pela Organização Nacional membro do FCI ou Organização Nacional com uma relação estreita com o FCI que representa(CBA no Brasil). Cada competidor pode participar com no máximo 4 cães.
Todos países demonstrando interesse em participar, receberão uma cota de 32 cães(max. 50% Standards). A Suécia como país organizador recebe uma cota maior (60 cães, max. de 50% Standards). O campeão individual do EO-2011 está automaticamente qualificado sem contar sobre a cota do seu país. Cada Organização Nacional tem o direito de indicar seus representantes até o número de cotas disponíveis e enviar as inscrições para o organizador o mais tardar em 31 de Maio de 2012. Uma lista de cães e condutores reserva pode ser incluída na inscrição. Um reserva pode tomar o lugar de um inscrito original caso ele não possa comparecer. O reserva também poderá participar caso no final das inscrições ainda hajam vagas disponíveis. Se o país resolver realizar uma seletiva, ela deverá ser aberta a TODOS cães(com ou sem pedigree).
Uma lista de todos os países que optam por enviar inscrições através de sua respectiva Organização Nacional será publicada separadamente. Países em que os resultados das Seletivas estarão disponíveis somente após a data limite das inscrições deverão informar a organização antes de 31 de Maio 2012 quantas inscrições pretendem enviar. Neste caso não serão aceitas nenhuma outra inscrição tardia. Uma lista completa com todos competidores deverá ser entregue no máximo no final de Junho 2012.

Competidores de todos outros países podem enviar suas inscrições – como antes – diretamente para a organização entre 1º de Maio e 31 de Maio. Se a cota de um país está totalmente ocupada essas inscrições serão colocadas em uma lista de espera (reservas). O envio de inscrições diretamente pelos competidores só é possível no países nos quais a Organização Nacional respectiva não utiliza seu direito de nomear um Time Oficial.

Os organizadores checarão quantas inscrições ainda estarão disponíveis após a primeira data limite(31/05/2012), resultante de países não ocupando totalmente sua cota. Qualquer vaga remanescente será oferecida para aqueles países que tem uma demanda adicional para inscrições, e com lista de espera.

Todos os países devem nominar um Chefe de Equipe(TEAM LEADER). Qualquer e toda comunicação entre a organização e os países será feita através dos Chefes de Equipe. Cada Chefe de Equipe deverá trazer a bandeira e um cd com o hino nacional do seu país.

Aberto Europeu – Competição Individual

Os eventos da Competição Individual serão realizados no dia 28 de Julho de 2012 nas categorias Mini, Midi e Standard.

Na competição individual um round de Agility e um de Jumping nas três categorias serão realizados para qualificação para a Final do EO Individual. Os dois rounds são marcados por faltas e tempo separadamente para todos competidores.
Na categoria Standard os 25 primeiros colocados tanto no Agility quanto no Jumping estarão qualificados para a Final, na categoria Mini e Midi os 15 primeiros de cada prova.

Quando uma dupla se qualifica para a Final tanto no Agility quanto no Jumping, o pior dos dois tempos será desprezado e a próxima dupla classificada na categoria ganha a vaga até que sejam completadas as 50 vagas no standard e 30 vagas no Mini e no Midi para as finais.
Adicionalmente todas competidores de todos países serão rankeados separadamente para cada round de cada categoria. A melhor dupla de cada país em cada categoria ganha tantos pontos quanto houverem competidores de seu país na sua categoria, a segunda dupla um ponto a menos, a terceira dois pontos a menos e assim por diante. Uma eliminação vale 0 pontos. O total de pontos ganhos em ambas provas combinadas determina a ordem de entrada, de cada país, para a Final do EO. No caso de um empate a pista de AGILITY contará como desempate, se ainda houver empate…(continua)

O regulamento completo, em inglês você encontra em http://www.eo2012.com/EORegulations12English.pdf

Todas informações aqui fornecidas são uma tradução livre, sem nenhum valor legal na competição. Alguns termos foram modificados para a linguagem utilizada pelos praticantes de Agility no Brasil para facilitar a compreensão. Caso tenha qualquer dúvida você encontra no site oficial do evento(em inglês): http://www.eo2012.com/ todas as informações oficiais ou então com o comitê organizador do evento. Não nos responsabilizamos por nenhuma informação aqui fornecida.